sobre nós

Produção e comercialização de sereias e tritões

Aquacultura de Sereias, Lda é uma empresa no sector da piscicultura, fundada em 2019, tem como atividade a produção e comercialização de sereias e tritões. A empresa tem um capital social de 400.000,00 EUR.

A produção é feita em 2 locais, num conjunto de 3km2: no leito do rio Tejo, para criação de sereias Tágides, e na costa de Olhão, onde criamos sereias marinhas em geral. As especificidades da qualidade da água torna estes locais ideais para o desenvolvimento de uma sereiacultura, nomeadamente devido às condições hidrográficas (marés), níveis de salinidade e riqueza de fitoplâncton.

Actuais sócios e  fundadores da Aquacultura de Sereias, Lda

Bernardo Rocha e Francisco Bettencourt, detêm entre si mais de uma década de experiência na produção de sereias.

Bernardo, mestre em Biologia Marinha construiu toda a sua carreira no sector, desenvolvendo diversos trabalhos de consultoria e tendo participado em startups de aquacultura. Ao longo do seu percurso, teve a oportunidade de desenvolver projetos de produção offshore, tanto de bivalves como de peixe, desenvolver estudos de viabilidade de aquacultura, desenvolver circuitos de produção de ostras, entre outros projetos.

Já Francisco Bettencourt é gestor de formação, contando com quase duas décadas de atividade na área. Empreendedor por natureza, Francisco apresenta cerca de 8 anos de experiência na qualidade de produtor de bivalves, sendo um dos principais responsáveis pelo setor da produção da empresa.

Aposta de um produto de elevada qualidade

A Aquacultura de Sereias, Lda cobre uma área do mercado ainda inexistente em Portugal e, por isso, com taxas de escoamento de 100%. Em 2020 começou também a entrar em mercados internacionais, tanto para a União Europeia, como restantes territórios.

A proposta de valor é essencialmente assente na aposta de um produto de elevada qualidade, tanto resultante do método e meios produtivos aplicados, como pela escolha da espécie sereia – Tágide; que garantem uma aceitação ótima no mercado e um preço de venda altamente competitivo, que permite o total escoamento do produto mesmo em anos de maior produção.

Com o objetivo de aumentar a sua capacidade produtiva para 360 toneladas/ano, a Aquacultura de Sereias, Lda investiu num novo equipamento produtivo, um método inovador testado no estrangeiro e que o diferenciará da concorrência, e que permitirá a utilização do sistema de “cestos rotativos” denominado sistema Australiano.